botao bbzap

Área do cliente

Atenção Condôminos! Saibam os riscos da Conta Pool

/
/
Atenção Condôminos! Saibam os riscos da Conta Pool
contas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Na conta própria ou vinculada, cada condomínio tem a sua conta exclusiva no banco. Na pool, o dinheiro de diversos condomínios é depositado em uma conta bancária única. Saiba as diferenças e entenda qual a melhor opção para o seu condomínio!

 

No momento da implantação de um condomínio, entre as atribuições do Conselho e do síndico, está a definição de uma administradora e, consequentemente, do tipo de conta bancária a ser adotada pelo empreendimento.

A escolha por uma opção que seja assertiva deve ser feita com cautela, afinal, vigiar a boa gestão dos recursos financeiros de um condomínio lidera o ranking na lista das responsabilidades do síndico e membros do conselho.

As duas formas mais comuns de gestão do dinheiro de condomínios usadas por administradoras são: a conta pool ou a conta própria – também conhecida como conta vinculada.

Na primeira modalidade, os recursos financeiros de diversos condomínios são depositados em uma conta única. Cabe à administradora controlar as receitas e despesas de cada unidade sob sua responsabilidade.

Na conta própria, cada condomínio tem conta bancária individual. Ou seja, a conta no banco é aberta para a gestão exclusiva das finanças de um condomínio. Vale informar que os dois sistemas são absolutamente lícitos.

 

Conta Própria X Conta Pool

  • CNPJ: A conta própria é aberta com o CNPJ do condomínio. O síndico aprova a movimentação e tem acesso às transações bancárias em tempo real. A conta pool é aquela na qual os recursos arrecadados por diversos condomínios são depositados em uma conta única com o CNPJ da administradora;
  • Processos Judiciais: No caso de conta pool, como ela é aberta com o CNPJ da administradora, em situações de processos judiciais, o condomínio pode ficar com o dinheiro bloqueado até o final do processo;
  • Riscos: Além do bloqueio dos bens, o mau uso do dinheiro do condomínio e falência da administradora são os principais riscos em optar pela conta pool;
  • Legalidade: É considerado legal a administradora oferecer apenas um sistema de conta. Cabe ao Conselho escolher a melhor empresa e a mais sensata forma de gestão financeira, que inclui entre outros aspectos, a escolha do tipo de conta para movimentações bancárias;

 

Conta pool: riscos de fraude são maiores

Na conta pool, a prestadora de serviços se utiliza da sua conta bancária para o gerenciamento dos numerários recebidos de diversos outros condomínios de sua carteira.

Como já explicado anteriormente neste artigo, o modelo é lícito. O que acontece é que, na conta pool, os riscos de fraude, são, em tese, maiores, pois não se pode controlar a movimentação da conta pelos extratos bancários, apenas pelos relatórios elaborados pela administradora que são simplesmente gerenciais.

Na conta própria, o dinheiro depositado do condomínio não sofre nenhuma interferência, havendo maior controle das operações realizadas. Além disso, o síndico tem que aprovar pagamento por pagamento nesta estrutura gerencial e pode acompanhar todas as transações bancárias do condomínio em tempo real. Ou seja, ela é uma conta auditável.

 

Conta própria: melhor transparência financeira

O zelo pela transparência administrativa é uma das principais preocupações de um síndico e seus conselheiros. Desta forma, uma boa gestão financeira se dá pelo controle da conta bancária do condomínio. No caso da conta própria, cada condomínio tem uma conta exclusiva, o que facilita o gerenciamento dos recursos.

A conta bancária com CNPJ é movimentada pela administradora com autorização do síndico. Além disso, com o extrato da conta corrente bancária própria, o Conselho Fiscal tem facilidade em verificar a autenticidade de qualquer comprovante constante da pasta mensal de prestação de contas.

Transparência financeira, tarifas competitivas, conta auditável, informação bancária em tempo real e movimentação bancária 100% segura são as principais vantagens da conta vinculada.

 

Experiência na gestão de recursos

A experiência conquistada em mais de 30 anos no mercado imobiliário permite que a marca BBZ escolha modelos de gestão financeira que não utilizam a conta pool – apenas a conta bancária exclusiva e individual para atender a cada um dos clientes.

Na BBZ Administradora, as contas individuais são cadastradas em nome do condomínio e são movimentadas apenas com a autorização do síndico.

Precisa de mais detalhes? Esperamos o seu contato aqui!

 

BBZ

Precisa de ajuda?