O inverno chegou! Do dia 21 de junho ao dia 22 de setembro de 2021 passamos a conviver com a época mais gelada do ano. Momento em que todos tiram os melhores casacos do guarda roupa para aproveitar o frio constante de nossa cidade. Confidenciando este momento nosso, muitos irão dizer: “Eu odeio frio”; “Quem fala que gosta de frio não gosta de mim”; ou, “Que saudades do calor”.
Bem, esse texto é um alô aos amantes do inverno, em especial aos condomínios que organizam anualmente para essa data tão esperada para manutenção e cuidados adicionais nas áreas comuns de um edifício.
No inverno, temos pouca incidência de chuvas torrenciais e aparecimento da famosa garoa, principalmente na capital paulista. Por este motivo, essa época do ano é ideal para que gestores de condomínios organizem a agenda e finanças junto aos moradores para realização de manutenções grandes como restauração de fachadas, reparos em piscinas e áreas comuns. Mas também é importante cuidados extras com a limpeza das áreas comuns, pois a proliferação de sintomas de resfriado e gripe aumentam neste período, fazendo com que a proliferação de agentes causadores de doenças respiratórias por conta da mudança da temperatura seja uma realidade mais visível.
Antes de iniciarmos as dicas de hoje, é importante que todos os condomínios possuam um cronograma de obras e reparos ou manutenções de grande porte de forma organizada e compartilhada previamente com os condôminos para que nada dê errado. Aprove orçamentos para restauração da fachada em assembleia com item específico, com empresas especialistas no ramo e tenha verba necessária para iniciar o processo, para que não haja empecilhos ou problemas na execução para não perder o inverno.
Abaixo algumas sugestões que irão facilitar e melhorar a produtividade e administração de seu condomínio durante todo o ano, em especial no inverno.
- Faça obras grandes: O inverno é a época ideal para melhorias e manutenções nos edifícios. É a época do ano em que há pouca incidência de chuvas e tempo relativamente seco. Esse cenário é ideal para manutenção e restauração e pintura de fachadas; reparos e obras em piscina como troca de borda, rejunte, piso e decks; manutenção de áreas comuns; infiltrações e rachaduras.
- Cuide de seu jardim: Especialistas em jardim indicam o inverno para manutenção geral ou revitalização do jardim.
- Evite regar em excesso pois com as mudanças de umidade é preciso identificar se as plantas realmente precisam de mais água.
- Proteja as plantas do vento constante e gélido para evitar que folhas e galhos sejam arrancados pela força do vento. Crie barreiras naturais com as plantas mais altas e resistentes na parte da frente do jardim.
- Eliminar pragas e folhas secas e mantenha o gramado sempre aparado. Acompanhe o funcionário ou empresa responsável pela limpeza e manutenção do jardim, buscando entender como o seu jardim se comporta durante todo o ano.
- Por último e não menos importante, é a limpeza das áreas comuns do edifício no inverno, pois além de prevenir a disseminação bacteriana pelos ambientes e indivíduos, mantêm o ambiente limpo e arejado. Para isso, é importante que os funcionários recolham o lixo diariamente, higienizando cestos e tampas; redobrar a atenção para os espaços que vão além dos apartamentos e áreas sociais, como salões de festas, parquinhos e salas de lazer. Portanto, cuide sempre da saúde de todos.
Relembrando a todos que independente do período sazonal que vivemos, é de extrema importância o comprometimento de todos nos processos administrativos e funcionais dos condomínios, cuidando sempre da organização e cronograma anual para que a manutenção e cuidados com o edifício seja a porta de entrada de uma boa administração transparente e cuidadosa.
Guilherme Couto
Guilherme Couto é Gerente de Relacionamento/Atendimento da BBZ Administradora de Condomínio, atua no mercado condominial desde 2013, além disso é estudante de Direito na Universidade São Judas Tadeu.