Outubro Rosa é o nome da campanha inicialmente criada em 1997, de forma isolada nas cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, com o intuito de divulgar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. A campanha começou a tomar visibilidade nacional e mundial quando o Congresso Americano aprovou o mês de outubro como o mês de visibilidade da causa Outubro Rosa.
A campanha, comemorada anualmente em todo o mundo no mês de outubro, possui como direcionamento a conscientização e compartilhamento de informações na prevenção da doença e diagnóstico precoce do câncer de mama com campanhas voltadas à instrução de toda a população feminina contribuindo com a redução da mortalidade pela doença.
Para a prevenção, ressalta-se a prática de atividade física regular, alimentação saudável, equilíbrio no peso corporal, evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas e manter a prática de amamentação.
Toque e prevenção
- A identificação pessoal inicia-se pela:
- Identificação de irregularidades ou retrações na pele da mama;
- Dor ou inversão do mamilo;
- Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama;
- Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida.
Em caso de identificação ou suspeita de quaisquer dos sintomas acima elencados, é necessário procurar um médico mastologista, especialista no tratamento de doenças relacionadas à mama, sejam elas benignas ou malignas. Sua atividade abrange o estudo, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a realização de cirurgias e o processo de recuperação da mulher. Importante que exames periódicos sejam realizados, mesmo sem identificação de sintomas.
O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Estima-se que em 2021, 40 mil novos casos de câncer de mama surjam, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Integram o grupo de risco mulheres a partir dos 40 anos e aquelas com histórico familiar para o câncer de mama.
Desde 2014 o Governo Federal disponibiliza a vacina tetravalente para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que protegem contra os tipos mais prevalentes do vírus e são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. Mesmo tendo recebido a vacina a indicação é que mulheres a partir dos 25 anos realizem o exame preventivo (Papanicolau).
Desta forma, convidamos a todos a compartilhar e ajudar na divulgação de ações voltadas à prevenção do câncer de mama junto a nós da Administradora BBZ e todo o Brasil. Viva a campanha Outubro Rosa.
“Toque, prevenção, cuidado e amor”
Guilherme Couto
Guilherme Couto é Gerente de Relacionamento/Atendimento da BBZ Administradora de Condomínio, atua no mercado condominial desde 2013, além disso é estudante de Direito na Universidade São Judas Tadeu.
Guilherme Couto
Guilherme Couto é Gerente de Relacionamento/Atendimento da BBZ Administradora de Condomínio, atua no mercado condominial desde 2013, além disso é estudante de Direito na Universidade São Judas Tadeu.