botao bbzap

Área do cliente

Nosso condomínio chamado Terra

/
/
Nosso condomínio chamado Terra
condominio chamado terra
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você já parou para pensar que quando jogamos algo “fora”, seja papel, vidro, plástico, metal ou mesmo orgânico, esse descarte apenas muda de lugar dentro do planeta?

 

Sim, porque não existe “fora”, quando olhamos na perspectiva global. Pode ser que um dia haja, mas a realidade hoje é: tudo que é jogado no lixo só é tirado de um local e colocado em outro (em aterros, alguns em locais clandestinos, incinerados etc.).

 

De uma forma ou de outra, isso volta pra nós.

 

Dá um certo medo de pensar nessa volta, né? E é pra ter mesmo… não aquele pânico que nos trava e faz com que não tomemos as atitudes, mas um medo que nos encoraja a mudar a situação e fazer nossa parte.

 

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, a cidade produziu em 2020 3,6 toneladas de lixo domiciliar. Esse número foi menor que o ano de 2019, apesar da pandemia. Em contrapartida, o número da coleta seletiva aumentou em relação ao ano anterior que, também segundo a Prefeitura, se deu em razão do aumento de refeições realizadas em casa (embalagens de delivery). 

 

Uma família de classe média, composta por 4 pessoas, produz diariamente cerca 4 kg de lixo (de 16 a 24 litros, aproximadamente). Agora multiplica esse valor por 7 dias por semana, durante os meses e anos. É uma montanha, literalmente!

 

Como melhorar o descarte adequado do lixo e a reciclagem?

Há muitas formas do seu condomínio melhorar esse número tão expressivo, confira algumas dicas!

 

Recicle

Faça a separação dos resíduos, entre orgânicos e recicláveis. Essa separação faz com que os itens recicláveis sejam destinados ao local correto e entrem para o “ciclo infinito”, economizando os recursos naturais.

 

Educação Ambiental 

Há empresas que ministram palestras e cursos particulares para a comunidade, ensinando sobre gestão de resíduos, processos de reciclagem, o descarte correto de cada material, ciclo de vida dos materiais e até mesmo a produção de adubo a partir de resíduos orgânicos para uso em hortas comunitárias e plantio de árvores.

 

Reuse

Esse conceito é muito interessante. Reutilizar é dar ao material um emprego diferente daquele que foi originalmente concebido. Uma garrafa de vidro pode virar um vaso de flor, pneus podem incrementar seu jardim (sem deixar acumular água, ok?), latas vazias claramente podem comportar pincéis de maquiagem, deixando tudo bem organizado. É só soltar a imaginação e deixar fluir.

 

Consumo consciente

Em uma sociedade que motiva o consumo desenfreado, é necessário que tenhamos sempre discernimento sobre “querer” e “precisar”. É necessário compreender e mudar a forma como a população compra os produtos e alimentos, impactando diretamente na produção de resíduos e no acúmulo de lixo. 

 

Do “descartável” para o “reutilizável”

Isso vale para sacolas de supermercado que podem dar lugar à bag ecológica, aquele copinho de café que pode “virar” uma xícara – sem contar que é mais saudável, garrafas de água que a gente carrega para todo canto, canudos retornáveis, entre outros. 

 

Viu só? Não tem mistério para começar a mudar essa situação. 

 

A natureza proporciona tudo o que o ser humano necessita essencialmente para sobreviver (água, alimento, oxigênio, plantas medicinais, materiais para abrigo, nutrientes, etc ), então, é nosso dever cuidar para que esses recursos sejam preservados e não apenas explorados, em demasia e sem nenhum discernimento. 

Comece hoje! E conte conosco para te ajudar!

 

Aline Azevedo

Aline Azevedo é Gerente de Atendimento da BBZ Administradora de Condomínio, atua no mercado condominial desde 2005, além disso é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e especializou-se em Administração de Condomínios na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

BBZ

Precisa de ajuda?