Cuidar da gestão condominial envolve estar sempre um passo à frente para garantir o bem estar de todos os moradores. Mas é comum aparecerem problemas que afetam o funcionamento dos espaços de convivência e são um desafio na rotina do síndico. Redução de custos, segurança e até inadimplência são bons exemplos. Já outros imprevistos estão ligados diretamente ao fornecimento de energia elétrica, o que pode deixar o síndico de cabelos em pé. Afinal, impactam no uso de elevadores, na iluminação das dependências do condomínio, câmeras e artigos de segurança e, principalmente, dentro dos apartamentos dos condôminos, que ficam sem luz para atividades essenciais.
Confira alguns pontos que separamos que afetam a energia e a gestão condominial:
Chuvas fortes
Em especial no verão, as chuvas fortes podem ser um dos problemas que o síndico enfrenta na gestão condominial. Elas são capazes de afetar as instalações elétricas e provocar uma queda inesperada de energia que dura poucos minutos ou até várias horas, por isso é essencial estar preparado.
Desligamento programado da distribuidora de energia
Outro ponto que afeta a gestão condominial é a programação da ENEL de desligamento (ou de outra distribuidora, a depender do estado). Esses desligamentos acontecem para que sejam feitos, de forma segura para todos, ajustes, melhorias e manutenções que evitam a falta de energia.
Esse é outro ponto que demanda atenção por parte do síndico.
Uma solução interessante para ambos os casos é contar com um gerador no condomínio. Afinal, o equipamento ajuda nas quedas de energia, garantindo que todo o espaço tenha luz em qualquer momento do dia. Mas para que o gerador funcione adequadamente e seja durável, como é esperado, é preciso realizar uma manutenção preventiva frequentemente, incluindo-a na gestão condominial.
3 Problemas que o síndico enfrenta quando essa manutenção não é realizada
Condensação
Esse é um dos problemas que envolvem o gerador, em especial o acúmulo de água no tanque do equipamento. Há todo um processo que acontece e acaba levando à condensação, o que provoca uma proliferação de bactérias prejudiciais à eficiência do motor.
6 dicas para prolongar a vida útil do seu gerador de energia
Borra no tanque de combustível do gerador
Quando a limpeza do tanque de combustível não é feita com frequência, é possível encontrar mais problemas. O acúmulo de impurezas, assim como as borras provenientes da degradação do combustível por bactérias e fungos, acaba afetando o funcionamento do equipamento e até a vida útil dele!
Outro ponto é que os filtros do combustível devem ser trocados periodicamente, de acordo com as orientações do fabricante. Vale inclusive verificar com frequência o óleo do motor, para que não acumule sujeira ou fique abaixo do nível necessário.
Alto custo de conserto e limpeza do tanque
O que os pontos que citamos acima acarretam? Em um gasto excessivo e inesperado para contratar uma empresa especializada e realizar o conserto, o que é um grande impacto na gestão condominial.
Fora o tempo sem o equipamento, que é tão importante no dia a dia do condomínio. E como se precaver nesses casos?
Conheça o trabalho da ATG
Há anos, trabalhamos realizando a manutenção de grupo geradores. Contamos com uma equipe especializada, que chega até o local para realizar o atendimento em até 2 horas, e acompanhamos os nossos clientes para garantir o pleno funcionamento do equipamento.
Leia mais em: Como funciona um contrato de manutenção de gerador?