botao bbzap

Área do cliente

Condomínio: Uma viagem, em grupo, com passagem só de ida

/
/
Condomínio: Uma viagem, em grupo, com passagem só de ida
condominio uma viagem
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você sabe o que é “condomínio”?

Não, você não leu errado! E não estamos falando do sentido literal da palavra.

Nos dias atuais, é cada vez mais comum que pessoas morem em condomínios, de acordo com o Estadão, entre 2009 e 2014 cerca de 210 mil pessoas passaram a residir em edifícios e mais de um terço dos paulistanos moram em prédios. Porém, apesar de usual, viver em comunidade (e com grande proximidade) é um desafio diário a todos os condôminos.

Fazendo uma analogia com situações da nossa vida; Condomínio: nada mais é do que uma viagem entre pessoas que não se conhecem, na qual todos dividem uma casa para ficar e as despesas inerentes à estada, alimentação, entre outros. Falando assim parece “simples”, né? Mas não é!

Mesmo numa viagem (ainda que com pessoas conhecidas), que dure 1 semana no máximo, cada indivíduo do grupo possui costumes, formas diferentes de fazer a mesma atividade, rotinas, horários, que não coincidem com os demais (pensando, por exemplo, em uma visita ao litoral, alguns querem ir à praia e se alimentar nos quiosques, ao passo que outros preferem comer antes de sair ou passar num estabelecimento para realizar a refeição e só então, de “barriga cheia”, rumar em direção ao mar). É, isso causa uma confusão… quem nunca passou por isso, ou algo similar, que levante a mão? Eu duvido!

Agora, imagine vivenciar esses conflitos, dia após dia, sem trégua e sem prazo pra “voltar pra casa”. É minha gente, sejam bem-vindos à uma viagem que se chama: condomínio!

Você nem sempre concordará com as decisões tomadas pelo grupo, mas é importante entender que elas são para o bem de todos (ou pelo menos da maioria).

Às vezes alguém vai provocar ruídos fora dos horários que você está acostumado, contudo se você procurar saber o motivo deste som, talvez entenda e tolere um pouco mais a situação.

A proximidade com as pessoas e as atuais circunstâncias da nossa rotina tem nos feito intolerantes, imediatistas e apáticos. Precisamos urgentemente mudar esse quadro, se não quisermos sofrer as consequências de uma convivência desarmoniosa.

Você sabe quem são seus vizinhos? De porta, de lado, acima e abaixo de sua unidade. Conhecer as pessoas com quem você convive ajuda muito nas relações. Neste caso, síndicos, demais membros do corpo diretivo e a comunidade como um todo podem contribuir fomentando a realização de confraternizações, festas, ações solidárias etc.

Já experimentou se inteirar dos assuntos pelos meios oficiais de comunicação de seu condomínio? Essa atitude é primordial para que não haja “telefone sem fio” no recebimento das informações.

São pequenas atitudes que permitem que todos se inteirem e convivam harmoniosamente, além do “bom dia” dentro do elevador.

E lembre sempre: paciência e empatia são as chaves do sucesso para qualquer convivência. Praticá-las vai deixar essa sua “viagem” bem mais tranquila.

 

Aline Azevedo

Aline Azevedo é Gerente de Atendimento da BBZ Administradora de Condomínio, atua no mercado condominial desde 2005, além disso é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e especializou-se em Administração de Condomínios na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

BBZ

Precisa de ajuda?