O período de quarentena e isolamento social, além de impor inúmeros desafios a todos nós, em especial a síndicos, gestores, zeladores e administradores, evidenciou, a uma parcela da população, o quanto a prática de exercícios físicos traz benefícios para corpo e mente. Apesar da constatação, a pergunta que fazemos é: será que é possível cuidar da saúde sendo síndico ou administrador de condomínio?
Sabemos que as atividades atléticas ocasionam efeitos fisiológicos agudos, aqueles que são gerados durante as primeiras 24 horas após o esforço físico e também os crônicos, estes que apresentam correlação com efeitos psíquicos e mais alinhados à repetição a longo prazo.
Os efeitos agudos, os imediatos, ocorrem em relação direta à sessão de exercícios, como a liberação de endorfina, que gera ao indivíduo uma sensação de bem-estar e melhoramento de humor. Os efeitos crônicos, a longo prazo, ocorrem quando as práticas de exercícios já fazem parte da rotina, tais como melhoramento hormonal, redução do risco de doenças crônicas, entre outros.
Embora a procura pelo segmento fitness tenha aumentado nos últimos anos, os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são alarmantes. 47% da população não pratica o mínimo de atividade física recomendado pela instituição para manter-se saudável, cerca de 150 minutos por semana. Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indicam um aumento da obesidade em nosso país.
Estilo de vida saudável e rotina de trabalho: como conciliar?
O ponto chave para que esta seja uma prática sustentável em sua rotina é o planejamento semanal. Analisar como será a agenda da sua próxima semana para avaliar como será feita a distribuição de refeições e treinos. Nos dias em que temos reuniões noturnas, uma opção é remanejar o treino para o período da manhã, de modo que você fique menos suscetível à falha do seu cronograma.
Quem no caminho de uma reunião, nunca parou em uma padaria e devorou um salgado frito ou um sanduíche gorduroso? Ou nos retornos de reuniões noturnas parou no fast-food com preguiça de preparar a janta ao chegar em casa? São pequenas atitudes em nossa rotina cheia de afazeres, que a longo prazo são extremamente prejudiciais à nossa saúde.
Teve imprevistos no dia que lhe tiraram do seu cronograma? Busque alimentar-se com o que mais se assemelha com o seu planejamento alimentar. Outra opção é sempre carregar “snacks saudáveis” que lhe deem o suporte em eventual necessidade. O acompanhamento de um nutricionista também é muito importante para o remanejamento alimentar adequado, ao entender sua rotina, o profissional montará um cardápio diário que se encaixe com seus afazeres.
Você não acordará motivado todos os dias
Quem nunca iniciou a semana motivado e no meio da semana já tinha desistido? Muitas pessoas começam a colocar em prática uma vida mais saudável, porém após alguns dias acabam desanimando. Esse fato está associado ao anseio por resultados imediatos e, muitas vezes, a expectativa de acordar motivado todos os dias. Porém, todos nós passamos por dias difíceis, e nestes dias precisamos ter disciplina para seguir em frente independente das adversidades diárias.
A disciplina precede a motivação
Após passar anos de nossas vidas com maus hábitos alimentares e de maneira sedentária, devemos entender que nosso corpo também precisará de tempo para adaptar-se aos novos estímulos e começar a respondê-los de forma visível. O fator principal para se obter resultados, é manter o máximo de constância em seu planejamento.
Lembre-se este é um processo que depende apenas de você, portanto independente das circunstâncias busque seguir ao máximo seu cronograma de treinamento e dieta.
Boa sorte!
